cabeca.gif

barra esquerda.gif
busca
 
Meta de 40% de crescimento já foi alcançada no primeiro ano do projeto
Descubra competências em sua empresa aumente sua competitividade no mercado

 

Resolve! BSC
Balanced ScoreCard


A Resolve! possui forte capacitação na implantação e gerenciamento de sistemas baseados em Balanced ScoreCard. Sua equipe multi-disciplinar pode atender às necessidades de Planejamento e Controle desde grandes grupos empresariais à estruturação de apenas uma Unidade de Negócio, ou mesmo de organizações sem fins lucrativos.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma já consagrada forma de planejar e controlar empresas de qualquer porte. Unindo uma implantação rápida com controles altamente eficientes, tem revolucionado nos últimos anos a administração de empresas, permitindo níveis de eficiência antes impossíveis.

Veja abaixo as respostas às principais dúvidas sobre Balanced ScoreCard:

O que é o Balanced ScoreCard?

É um instrumento de planejamento e gestão de empresas, originalmente desenvolvido há cerca de 10 anos por Robert Kaplan e David Norton, de Harvard. Atualmente já é adotado pela maioria das empresas de porte mundial, além de milhares de organizações de porte médio, líderes em seus mercados no Brasil e em todo o globo.

Outro fator que alavancou seu rápido sucesso foi o fato de ser aplicável não apenas a empresas, mas a qualquer tipo de organismo social. A sua forma única de estruturar objetivos e medir performances fizeram-no ser adotado por várias Cidades, Estados e Ministérios em vários países, como U.S.A., Suécia, Austrália, Áustria, Dinamarca, Nova Zelândia, Inglaterra, Canadá, França, etc.. Também é cada vez mais utilizado por outras organizações sem fins lucrativos mas que precisam de uma administração eficiente e transparente, como hospitais e ONGs.

Como funciona?

A idéia básica que motivou o BSC foi a constatação de que as ferramentas de gerenciamento empresarial estavam cada vez mais se tornando ineficazes em relação às necessidades das grandes empresas – não conseguiam abranger o todo, eram demoradas e não forneciam avaliações objetivas.

A forma encontrada para solucionar estes problemas foi: estender a visão básica da Alta Administração para toda a estrutura através de relações de causa e efeito, e medir apenas o que realmente importa através de indicadores totalmente quantificáveis, possibilitando avaliar sistematicamente o quanto a estrutura e cada uma de suas partes está atingindo os objetivos propostos.

A implantação do BSC se divide em três partes:
 Definir claramente os objetivos e estratégias da empresa, e alinhar o resto da organização com os objetivos propostos;
 Revisar os processos internos ineficazes para o atendimento destes objetivos;
 Definir indicadores controláveis e quantificáveis, e efetuar seu controle sistemático.

Como uma empresa consegue definir claramente seus objetivos e estratégias?

É efetuado inicialmente um alinhamento entre a Visão e Missão da organização e objetivos e estratégias, tanto gerais como de cada área.

Com o uso da metodologia proposta pelo BSC este processo torna-se rápido e eficiente, permitindo que cada departamento, ou até mesmo cada pessoa, saiba exatamente o que tem que fazer para ajudar a organização a atingir os fins preconizados.

Os funcionários trabalham comprometidos com os objetivos da empresa?

Sim. Este é um ponto fundamental: segundo pesquisa recente com 11 mil funcionários de empresas norte-americanas de vários setores, apenas 44% conheciam os objetivos das organizações em que trabalhavam, sendo que só 9% conseguiam entender como que seu trabalho contribuía com as principais metas da empresa. 49% do tempo profissional destes 11 mil funcionários é gasto com atividades não relacionadas com os objetivos visados. Estima-se que no Brasil estes números sejam bem maiores.

Com o BSC obtem-se de cada área a compreensão da própria importância na estrutura global, e por conseguinte uma responsabilização em todos os níveis pela performance da empresa e pela obtenção das informações necessárias.

É possível inclusive montar o que se chama de “Balanced ScoreCard individual”, o que significa atribuir objetivos e indicadores pessoa a pessoa. E o mais importante: consegue-se mostrar ao funcionário de forma clara porque ele tem aqueles objetivos e indicadores, e como eles irão contribuir com o esforço global da empresa.

Como o BSC consegue avaliar numericamente objetivos não quantitativos em uma empresa, como por exemplo a satisfação de seus clientes?

Através da metodologia do BSC monta-se o “Mapa de Objetivos” durante o processo inicial de estabelecer objetivos para cada área, discriminando todas as metas importantes da empresa e de suas áreas, e estabelecendo-se relações de causa e efeito entre elas.

A partir do “Mapa de Objetivos” consegue-se definir todos os procedimentos de sua empresa que irão afetar a satisfação de seus clientes, e estabelecer indicadores quantitativos para cada um deles.

Com estes indicadores definidos, através de cálculos ponderados consegue-se, por exemplo, chegar à conclusão que este mês sua empresa teve 88% de clientes satisfeitos, ao invés de 92% que era a sua meta. E principalmente saber também porque ficou abaixo, e o que deve ser feito para atingir seus objetivos

É demorada a implantação do Balanced ScoreCard? Sairia muito caro?

De forma geral a Resolve! implanta em menos de 6 meses o BSC em uma empresa média, ou em uma Unidade de Negócio de uma grande corporação, sem nenhum prejuízo às operações normais da empresa neste período. Ao final da implantação nossos especialistas auxiliarão na formatação dos controles mensais, de tal forma que a própria empresa terá condições de gerenciar seu sistema de BSC ao longo dos anos.

Devido à própria rapidez da implantação o custo normalmente fica bem abaixo do esperado pelos nossos clientes, especialmente tendo em vista o retorno imediato que uma implantação bem feita do Balanced ScoreCard propicia.

BSC - Celso Prado
Fale com a Unidade de Balanced ScoreCard


A Resolve! resolve.

   
| Home | Política de Privacidade | Mapa do site |
Copyright 2011© Resolve Enterprise Services


Marketing/ Vendas


Balanced Scorecard

ERM


Teleserviços

TI

Newsletter


  Untitled Document